Curso de PCM – Planejamento e Controle da Manutenção em Edifícios – 32h Online ao vivo pela internet
Introdução
Independentemente de se ter o conhecimento básico sobre o processo de planejamento e controle da manutenção, torna-se importante também conhecer e exercitar os diferentes tipos de estratégia, assim como os modelos de planejamento e controle aplicáveis à sua realidade, às suas necessidades e expectativas.
O curso de Planejamento e Controle da Manutenção em Edifícios permitirá aos participantes conhecer as melhores estratégias de mercado, assim como as ferramentas para a tomada de decisão, exercitando-as de forma prática durante as atividades desenvolvidas no decorrer do curso.
Trata-se de um curso que tem como principal objetivo a aplicação prática das etapas e atividades de planejamento, utilizando-se como recursos o uso de dinâmicas em grupo e a realização de parte destes trabalhos dentro do ambiente de gestão informatizada (CMMS – Computerized Maintenance Management System).
Neste contexto, o curso de Planejamento e Controle da Manutenção em Edifícios apresentará questões fundamentais para o aprendizado, entre elas:
• Relembrar alguns conceitos importantes voltados à manutenção e seu planejamento, com vistas à sua aplicação no desenvolvimento do curso;
• Conhecer e compreender os modelos estratégicos hoje em voga no mercado de manutenção, assim como as ferramentas que nos auxiliam na tomada de decisão em relação ao melhor sistema para a situação estudada;
• Realizar o passo-a-passo de um processo de planejamento dentro de ambientes definidos para o estudo e aprendizado, ou seja, através de exemplos definidos a partir de casos reais;
• Promover a aplicação do conteúdo aprendido em sala de aula dentro de uma ferramenta informatizada de gestão, com larga experiência e abrangência nos mercados de Facility Management e Manutenção, observando dificuldades e facilidades durante o seu uso, até a obtenção dos resultados esperados de um sistema informatizado.
O que você vai aprender
Quais as estratégias de manutenção estão hoje em voga no mercado brasileiro, assim como no mercado mundial de manutenção? Como se pode definir a estratégia mais adequada para cada caso;
Como se deve moldar ou “customizar” um plano de manutenção para atender a real necessidade do Cliente. Como se deve avaliar a infraestrutura existente e rever / ajustar os seus planos de manutenção, tornando-os mais efetivos e otimizando recursos;
A necessidade de se estruturar planos de trabalho e operação, assegurando a retenção do conhecimento em sua organização, assim como a base para o treinamento e a capacitação de suas equipes de trabalho.
Definir níveis mínimos de serviço e indicadores de performance / desempenho para o monitoramento de resultados. Qual a importância em se construir painéis de indicadores ou dashboards e como trabalhar com a análise cruzada de indicadores?
A importância em se definir a ferramenta de benchmarking interno em uma corporação (para a área de manutenção), assim como definir índices que permitam a comparação com o mercado onde se atue.
Como se deve dimensionar as equipes de operação e manutenção; existem métricas para acompanharmos este dimensionamento perante os resultados?
Estruturar relatórios, executar processos de cadastramento e controle através de uma ferramenta informatizada de gestão com vasta aplicação no mercado de manutenção.
Como irá se beneficiar
Estruturar de forma técnica e customizada o seu departamento de manutenção e recursos necessários à atender as demandas de seu Cliente interno ou externo.
Construir modelos de monitoramento e gestão que lhe permita avaliar de forma contínua e eficaz os resultados obtidos, orientando-lhe quanto a eventual necessidade de ajustes e revisões no processo.
Ter o contato com uma ferramenta informatizada de gestão de larga aplicação / utilização no mercado, compreendendo o seu modo de utilização e respectivos pontos positivos para o desenvolvimento de suas atividades de gestão.
Assegurar uma operação eficaz e sob o controle do gestor e supervisores.
Público-alvo
Engenheiros, gerentes, dirigentes, supervisores de manutenção e de infraestrutura, assim como empreendedores do ramo de manutenção predial.
Observação: Considerando o seu viés prático de planejamento e estruturação, o curso exigirá que os alunos já atuem no segmento e detenham algum conhecimento das atividades de planejamento e controle da manutenção.
Duração
32 horas
Modalidade
Online ao vivo
1) Introdução
a. Conceitos básicos de manutenção necessários ao planejamento de suas atividades e dimensionamento das equipes:
Operação Predial (conceito, tipos de atuação);
Manutenção Predial (conceito, tipos de manutenção);
Planos de Operação;
Planos de Manutenção;
Canais de entrada para solicitações em manutenção;
O controle de tempos na manutenção;
Tipos de contratação (orgânica, terceirizada ou mista), vantagens e desvantagens em função de sua necessidade;
SSMA;
Almoxarifado de Manutenção;
b. Escopo de Prestação de Serviços em Manutenção:
Expectativas e necessidades dos usuários e proprietário;
Demandas técnicas de projeto;
O mapeamento de processos (atual x desejado);
Volumetria histórica;
Níveis mínimos de qualidade;
2) Planejamento Estratégico:
a. Conceituação de Planejamento Estratégico;
b. Conceituação de Confiabilidade e Risco na Manutenção:
Conceitos aplicáveis na manutenção predial (MCC, RBM);
Matriz de Criticidade ou Decisão;
c. A customização de planos de trabalho e sua importância para o sucesso de uma operação;
d. O Planejador da manutenção, sua formação, perfil, experiências e habilidades;
e. As etapas de um planejamento envolvendo:
A compreensão / “tradução” sobre as necessidades e expectativas do Cliente;
A equipe de Gestão da O&M e sua estrutura de cargos e funções;
A definição do escopo e o estabelecimento de metas (níveis ou acordos de serviço, indicadores para o processo, etc);
A elaboração de:
i. Planos de Manutenção:
• Elegibilidade e Inventário (sistemas e famílias de equipamentos na manutenção);
• O “tagueamento” e a classificação dos itens de manutenção;
• A customização e apresentação de rotinas de manutenção;
• O cronograma de trabalho;
• Formulários e documentos de campo;
ii. Planos de Operação:
• Objetivos e conteúdo mínimo;
• Tipos de planos de Operação;
• Formas de apresentação;
• Políticas de treinamento (externo e “on the job”);
iii. Planos ou programas de vistorias e inspeções:
• Determinação do necessário;
• Estabelecendo o escopo e profissionais envolvidos;
• A compatibilização desta atividade com o plano de operação e manutenção;
O dimensionamento de equipes de operação & manutenção:
i. Planilhas de hora / homem por atividade de manutenção;
ii. Planilhas de hora / homem por atividade de operação;
iii. Horas efetivas disponíveis;
iv. Outras atividades importantes para o dimensionamento;
Documentação Técnica e Legal, sua guarda e controle;
Planejando a implantação:
i. A seleção de um parceiro estratégico;
ii. Mobilização e Implantação;
O monitoramento de resultados:
i. Matriz de responsabilidades;
ii. Formas de gestão e controle;
iii. O Histórico de Manutenção;
3) Gestão de Resultados:
a. Matriz de expectativas do Cliente para o monitoramento de resultados;
b. Relatórios Gerenciais, seus objetivos e funções;
c. Conceito de Manutenção a Vista;
d. Definição dos Níveis Mínimos de Serviço ou SLA;
e. Definição dos Indicadores de Performance ou Desempenho para os diferentes processos:
Técnicos e de Confiabilidade;
Financeiros;
De qualidade;
De pessoal (mão de obra);
Energéticos e de consumo;
f. A composição de painéis de indicadores ou Dashboards;
g. A importância do PDCA e do fator tempo (de reação e atuação)
4) Sistemas Informatizados de Gestão:
a. Principais funções de um CMMS;
Agilidade / mobilidade;
Registro e controle;
Integração com concentradores e demais sistemas;
Organização de informações;
Dados para o planejamento e gestão de ativos;
b. Planejamento e etapas de implantação;
c. Gestão CONTÍNUA de resultados;
5) Oficinas e dinâmicas em grupo:
a. Dinâmicas e exercícios em classe com os docentes:
- Elaboração de Planejamento da Manutenção (em etapas);
- Elaboração de modelo de gestão e acompanhamento de resultados.
b. Operação REAL de um sistema CMMS em classe, seguindo as etapas de sua implantação, dentro de um ambiente didaticamente estruturado e demonstrando a sua aplicação perante o que fora demonstrado em aula (apresentado pelo parceiro de sistema e acompanhado pelo docente):
- Apresentação da estrutura de serviços e funcionalidades de um CMMS;
- Demonstração sobre o conceito e a hierarquia de cadastramento e sua importância futura na função de busca ou “query” no sistema;
- Apresentação da gama de informações gráficas sobre resultados oferecidas pelo CMMS e a relativa facilidade em sua customização e na associação de gráficos;
- Apresentação aos alunos sobre os seguintes temas:
- Os preparativos necessários que deverão anteceder a etapa de implantação;
- As etapas de implantação, no que se refere aos passos, profissionais chaves, tempo de implantação e principalmente, quanto as dificuldades naturais em um processo como este;
- A boa e adequada composição de uma equipe de implantação de um CMMS;
- A operação do sistema sobre um AMBIENTE DIDÁTICO (navegação), sendo recomendável estruturar alguns exercícios de NAVEGAÇÃO e ACESSO A INFORMAÇÕES pelos alunos, ao menos em grupos (neste caso, seria interessante formular exercícios de navegação, nos quais os alunos, ainda que em grupos, pudessem operar a ferramenta);
- A importante figura de um PLANEJADOR e de um OPERADOR do CMMS, à ser preparado e disponibilizado pelo usuário do sistema;
- Formulação e disponibilização de DASHBOARDS ONLINE;
- O uso da ferramenta MOBILE, suas vantagens e custos estimados (para a aquisição do MOBILE e operacionalização).
- Espaço para dúvidas.
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Prof. Dr. Haroldo Luiz Nogueira da Silva
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Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara
Engenheiro Mecânico graduado pela FEI, pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado e em Avaliações e Perícias de Engenharia.
Possui 32 anos de experiência profissional na área de Operação & Manutenção, com atuação na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M predial e industrial, além de sua atuação como Autoridade de Comissionamento em alguns dos principais projetos de infraestrutura predial e industrial no Brasil.
Soma-se também em sua trajetória a participação como colaborador em comitês técnicos e/ou associado em instituições brasileiras e norte americanas, como a ASHRAE – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, BCxA – Building Commissioning Association, ANPRAC – Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado e ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, onde ocupou a posição de Diretor durante o biênio 2017-2018.
Autor de diversos artigos sobre comissionamento, auditorias de qualidade na prestação de serviços, manutenção e operação em instalações prediais e industriais para as revistas INFRA, TECHNE, PINI / Construção Mercado, ABEMPI e Climatização & Refrigeração.
Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de “Comissionamento, Medição & Verificação” no MBA – Construções Sustentáveis – UNIP, docente da cadeira de Operação e Manutenção no curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia – MACKENZIE, docente da cadeira “Gerenciamento de Operações” no curso de especialização Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos – FDTE (USP) / CORENET e docente nos cursos de “Arquitetura Hospitalar” e “Engenharia Hospitalar” na UNIVERSIDADE EINSTEIN.
É Diretor Técnico da A&F Partners Consulting Engenharia Ltda.
O que está incluso
- Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
- Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).
Informações gerais
O programa tem duração de 32 horas, distribuídas em 8 módulos de 4 horas cada.
O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.
O link de acesso ao ambiente de ensino será enviado por e-mail até 1 hora antes do início da transmissão oficial.
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.