O que você vai aprender

  • Acessibilidade, Estudo de Viabilidade Técnico Legal (EVTL) dos empreendimentos, aspectos relativos ao Real Estate, aspectos jurídicos no gerenciamento das propriedades: cuidados necessários para manter os empreendimentos em situação construtiva e urbanística regulares diante dos órgãos responsáveis (Prefeitura, Corpo de Bombeiros, etc.), principais documentos de responsabilidade dos empreendimentos, a manutenção das instalações versus as licenças, gestão dos alugueres dos imóveis;
  • Implantação de projetos de eficiência energética e de cunho sustentável: a importância estratégica na escolha e implantação de projetos sustentáveis, como realizar o planejamento da implantação, ações frente aos stakeholders, medições dos resultados alcançados;
  • Gestão estratégica de energia: qual o melhor modelo: mercado regulado; mercado livre; geração de energia própria; cogeração de energia; participação em empreendimentos de geração. Gerenciamento de energia: Análise de Risco dos empreendimentos, Plano de suprimento de energia; Tendências do mercado de energia; Como se preparar para enfrentar as alterações de preços e tarifas no mercado; Como atuar nas mudanças do marco regulatório e situações de risco nos empreendimentos;
  • Gerenciamento de Riscos Corporativos: Análise de Risco dos empreendimentos, Plano de Resposta as emergências. Como se preparar para enfrentar as emergências e situações de risco nos empreendimentos;
  • Gestão estratégica de Recursos Humanos: qual o melhor modelo: insourcing ou outsourcing, como avaliar a performance das pessoas, técnicas de coaching de equipes, avaliação de desempenho e autogestão de carreira.

Como irá se beneficiar

  • Evitar que a carência de documentos e a falta de informações relacionadas às características intrínsecas dos imóveis e seus aspectos legais possam comprometer a operação dos empreendimentos;
  • Encontrar formas para utilizar os recursos naturais, de forma inteligente e econômica, visando garantir a disponibilidade dos mesmos no futuro;
  • Permitir que as equipes estejam sempre alinhadas com as estratégias da empresa e que os níveis de performance e de motivação dos colaboradores estejam sempre altos;
  • Garantir o bom funcionamento das instalações sob a responsabilidade do facility manager, seja em relação à eficácia das operações ou aos aspectos financeiros.

Público-alvo

Engenheiros, arquitetos, administradores de empresa, entre outros profissionais que têm funções estratégicas e no dia a dia e interagem com a direção das empresas para a tomada de decisões. São pessoas que trabalham em sites corporativos, redes de varejo, condomínios empresariais, residenciais e shopping centers.

Duração
80 horas
Aspectos Jurídicos da Administração de Propriedades

  • Condomínios: Convenção de condomínio, Regulamento interno, Áreas comuns e Privativas, Despesas ordinárias e extraordinárias, AGEs e AGOs;
  • Locação de Imóveis Urbanos – Lei 8245/10: Responsabilidades do locador e do locatário, Locações de unidades autônomas em condomínios;
  • Built to Suit;
  • Contratos em geral: Prestação de serviços, Locação de espaço x Cessão de direito de uso, Locação de equipamentos, Fornecimento de materiais;
  • Direito de uso da imagem;
  • Marcas e patentes.

 

Gerenciamento de Portfólios corporativos

  • Transações imobiliárias: compra, venda, locação, built to suit, permuta, comodato;
  • Site Selection;
  • Técnicas de negociação;
  • Gerenciamento de propriedades;
  • Gestão do portfólio de imóveis, licenças, alvarás e documentações;
  • Contratação e renovação de aluguéis – cuidados e pontos críticos;

 

Sustentabilidade e Geração de Valor para os Negócios

  • Conceitos e tendências na sustentabilidade empresarial;
  • O contexto dos negócios e os desafios da sustentabilidade;
  • Sustentabilidade e geração, mensuração e monitoramento de valor.

 

Eficiência Energética

  • Organização do setor elétrico brasileiro e linhas gerais do marco regulatório;
  • Linhas gerais da organização do setor elétrico brasileiro e os principais pontos do marco regulatório brasileiro;
  • Principais conceitos envolvidos no planejamento do suprimento de energia; principais alternativas que podem ser exploradas e avaliação de sua atratividade;
  • Gestão de contratos de fornecimento de energia no mercado regulado;
  • Principais conceitos envolvidos no gerenciamento dos contratos de fornecimento de energia no mercado regulado;
  • Principais conceitos envolvidos no gerenciamento dos contratos de fornecimento de energia no mercado livre;
  • Eficiência Energética: principais conceitos envolvidos na conceituação e implantação de programas de eficiência energética.

 

Estudo de Viabilidade Técnico Legal, gestão de licenças e acessibilidade

  • Elaboração do estudo de viabilidade, principais pontos levantados sobre os imóveis;
  • Identificação de GAP’s documentais nas unidades de negócio;
  • Gestão de documentos emitidos;
  • Renovação de licenças;
  • Contratação de fornecedores para licenciamentos;
  • Acessibilidade em edificações, aplicação das legislações vigentes.

 

Insourcing versus outsourcing – Gestão estratégica

  • Outsourcing/insourcing aliados a estratégia organizacional e do negócio;
  • Vetores comuns para estratégia de Outsourcing/Insourcing (Paradigmas de mercado);
  • Modelos de gestão de processos;
  • Construindo soluções com outsourcing/Insourcing;
  • Inovação, tecnologia e sustentabilidade em gestão de serviços;
  • Seleção e gestão de fornecedores e talentos;
  • Estudo de caso com ciclo completo e resultados de implantação de estratégias de Outsourcing/Insourcing.

 

Operação em sites sustentáveis

  • Operação: Conceitos, abrangência e importância para o resultado;
  • A operação em sites sustentáveis;
  • A qualidade no ambiente de trabalho de usuários;
  • Formas de controle para um atendimento eficaz;
  • Continuidade dos Negócios – Aspectos de segurança e controle na operação;
  • Desempenho de uma Edificação – Identificação de Indicadores Chaves e formas de monitoramento e controle;
  • O treinamento na Operação;
  • Comissionamento como ferramenta para se obter ou resgatar o desempenho de um edifício.

 

Coaching de equipes

  • Comunicar-se com os acionistas, clientes, fornecedores, parceiros, superiores e subordinados de forma eficaz;
  • Compromisso com Resultados – Liderar/atuar com foco em objetivos quantitativos e qualitativos;
  • Coordenar as tarefas e/ou da equipe, incluindo o planejamento (plano de ação/cronograma), a organização (distribuição de trabalhos), e as tarefas sequenciais (ações), bem como a seleção e a alocação de recursos necessários;
  • Estabelecer conexão com dois tipos de ambientes que influenciam diretamente nos resultados da equipe: os internos e os externos. Atuar de forma a antever oportunidades e ameaças, tendências e inovações possibilitando o agir, ou seja, empreender esforços para a excelência na performance de sua equipe.

 

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

  • Definição de perfil para Recrutamento & Seleção;
  • Servir Vs Atender na Gestão de Propriedades;
  • Retenção e Atração de Talentos;
  • Feedback como Instrumento de Desenvolvimento;
  • Avaliação de Desempenho;
  • Autogestão de Carreira.

 

Gerenciamento de Riscos Corporativos

  • Fundamentos da Gestão de Riscos Corporativos: Conceito e Contexto da área de gestão de riscos nas empresas;
  • Processo e framework de gestão de riscos: Fases e Ferramentas a serem aplicadas na gestão de riscos para a área de facilities. Comunicação e Consulta, Identificação e Avaliação de Riscos, Respostas aos Riscos, Monitoramento e Indicadores de Riscos;
  • Interdependência entre riscos – técnicas de construção da matriz de impactos cruzados – MIC: conceito, definição, aplicação, descrição da técnica de construção da Matriz de Impactos Cruzados – MIC: A interconectividade de riscos, a integração entre as disciplinas.
  • Coordenador Prof. Esp. Lamberto Grinover
    Coordenador Prof. Esp. Lamberto Grinover
    Formado em engenharia mecânica pelo Mackenzie com mais de 25 anos de atuação na área de facilities e property management na Itália e no Brasil aonde, dentre as principais funções, foi Key Account Manager dos ativos do Citibank pela Cushman&Wakefield e Diretor de Operações da Tishman Speyer. Atualmente ocupa a função de Diretor de Operações da Brookfield Properties, responsável pelas operações de 14 empreendimentos corporativos (420.000 m2) e industriais (195.000 m2) garantindo que os objetivos e interesses dos investidores e locatários sejam alcançados, maximizando o valor e retorno dos investimentos. Responsável também pelas áreas de Health&Safety e de Security dos ativos, introduzindo políticas e procedimentos específicos e inovativos na área de atuação. É docente e coordenador de cursos de especialização na área e palestrante em vários eventos e congressos.
  • Prof. Carlos Alberto Schoeps
    Prof. Carlos Alberto Schoeps
    Engenheiro Eletricista, formado pela Escola de Engenharia Mauá em 1976. Sócio-Diretor da Replace Consultoria desde 1999, dando suporte aos consumidores no planejamento do suprimento de energia, contratação de energia, gestão de contratos de energia, suporte em assuntos regulatórios do setor elétrico e eficiência energética. Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Geração da EMAE, Gerente de Planejamento Energético da Eletropaulo, Gerente de Atendimento a Consumidores Industriais da Agencia para Aplicação de Energia. Autor de Manuais de Eficiência Energética para CNI – Confederação Nacional da Indústria, FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e ELETROBRÁS
  • Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano
    Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano
    Membro da Galeria dos Imortais da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – ANE –Academia Nacional de Economia, ocupando a cátedra 190; É Presidente da Brasiliano INTERISK; Doutorado e Mestrado na França em Inteligência em Riscos; Profissional com experiência nacional e internacional, com mais de 30 anos de mercado, nas áreas de riscos corporativos, governança e compliance, professor convidado da FDC, IPT – USP na cadeira de riscos, com projetos na área de riscos em facility e autor de mais de 17 livros sobre Gestão de Riscos.
  • Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara
    Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara


    Engenheiro Mecânico graduado pela FEI, pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado e em Avaliações e Perícias de Engenharia.

    Possui 32 anos de experiência profissional na área de Operação & Manutenção, com atuação na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M predial e industrial, além de sua atuação como Autoridade de Comissionamento em alguns dos principais projetos de infraestrutura predial e industrial no Brasil.

    Soma-se também em sua trajetória a participação como colaborador em comitês técnicos e/ou associado em instituições brasileiras e norte americanas, como a ASHRAE – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, BCxA – Building Commissioning Association, ANPRAC – Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado e ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, onde ocupou a posição de Diretor durante o biênio 2017-2018.

    Autor de diversos artigos sobre comissionamento, auditorias de qualidade na prestação de serviços, manutenção e operação em instalações prediais e industriais para as revistas INFRA, TECHNE, PINI / Construção Mercado, ABEMPI e Climatização & Refrigeração.

    Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de “Comissionamento, Medição & Verificação” no MBA – Construções Sustentáveis – UNIP, docente da cadeira de Operação e Manutenção no curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia – MACKENZIE, docente da cadeira “Gerenciamento de Operações” no curso de especialização Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos – FDTE (USP) / CORENET e docente nos cursos de “Arquitetura Hospitalar” e “Engenharia Hospitalar” na UNIVERSIDADE EINSTEIN.

    É Diretor Técnico da A&F Partners Consulting Engenharia Ltda.
  • Prof. Esp. Igor Schultz
    Igor Schultz é sócio da consultoria Flow, especializada em Executive Search. Em sua carreira teve grande foco de atuação em serviços,  realizou o startup de uma das maiores empresas no Brasil de Outsourcing de mão-de-obra especializada e temporária.  Hoje atuando em Executive Search tem acesso aos principais executivos do mercado, atuando com estratégias de estruturas organizacionais, ferramentas e metodologias de avaliação de profissionais. Durante a carreira, exerceu cargos de liderança em empresas como Banco do Brasil, Schlumberger, Yusen Logistics e Michael Page. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, com MBA em Finanças pela USP-FIA,  e especialização na Universidade de Harvard.
  • Prof. Esp. Luiz Eduardo Neves Loureiro
    Prof. Esp. Luiz Eduardo Neves Loureiro
    Diretor de Desenvolvimento Humano da 4winners. Graduado em Administração de Empresas; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Especialista em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar; Formado em Coaching de Equipes (Líder Coach) pela FIA/USP. Especializou-se na formação e desenvolvimento de equipes e times de trabalho em mais de quinze anos de atuação profissional como gestor e líder de equipes em grandes empresas. Como consultor, atua na gestão dos relacionamentos como forma de potencialização de equipes e melhoria de processos, desenvolvimento de liderança e integração de stakeholders.
  • Prof. Esp. Renato Fusaro
    Prof. Esp. Renato Fusaro
    Atual responsável por Real Estate para a América do Sul da Johnson&Johnson, com mais de 10 anos de experiência no mercado imobiliário corporativo. Trabalhou por 19 anos no Citigroup, sendo o Real Estate Head para o Brasil. Renato detém um profundo conhecimento do gerenciamento de contratos de locação, compra e venda de ativos imobiliários, expansão de rede, licenças e alvarás, due diligences e seguro patrimonial. Pós-graduado em Administração e finanças pelo IBMEC e graduado em Administração Financiera pela Uniradial, é atualmente professor da cadeira de locação corporativa da Unicid.
  • Profa. Esp. Sanrlei Polini
    Profa. Esp. Sanrlei Polini
    É engenheira civil graduada pela FEFAAP – Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado, com especialização em Direito Ambiental pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, e no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo – Lei 13.885 de 25 de agosto de 2004, pelo Instituto de Engenharia, com atuação em diferentes áreas projetos industriais, comerciais, coorporativos e residenciais, com ênfase em legislação municipal, estadual, federal e ambiental. Com mais de 18 anos de experiência na área de regularização imobiliária, atualmente sócia Diretora da SanrleiPolini-Engenharia Consultiva.
  • Profa. Esp. Thais Magalhães
    Profa. Esp. Thais Magalhães
    É engenheira de produção formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com especialização em dinâmica de grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos e Pós-graduação em Gestão de Negócios Socioambientais pelo Ceats-FIAUSP, IPE, Artemisia. Foi Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável no Banco ABN AMRO Real e Consultora de Sustentabilidade na Alcoa América Latina & Caribe facilitando por 8 anos a estratégia e projetos de responsabilidade corporativa e desenvolvimento local dessas empresas tal como o Projeto Juruti Sustentável. Thais é fundadora da Kalo Taxidi, consultoria estratégica que apoiou nos últimos 4 anos organizações tais como o IFC-World Bank, o Banco Itaú, o ICE e sua Força Tarefa em Finanças Sociais, a APEX, o Instituto Votorantim e diversos investidores sociais no desenvolvimento de soluções em sustentabilidade empresarial, desenvolvimento organizacional e negócios inclusivos e de impacto.

Horários

2as e 4as feiras: 18h30 às 22h30

Duração: 64 horas

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.