Curso de NOVO Gerenciamento de Facilities – 80h Online (ao vivo pela internet)
O curso de Gerenciamento de Facilities foi muito proveitoso, os professores experientes e didáticos e certamente me ajudará bastante no exercício da minha função.
Introdução
A gestão de edifícios, ou Gerenciamento de Facilities (Facility Management), é um campo interdisciplinar, que tem como foco a coordenação de espaços, infraestruturas e pessoas. Está associada à gestão da prestação de serviços e instalações em edifícios de escritórios, estádios, escolas, centros comerciais e de serviços, indústrias, hospitais, hotéis, condomínios, dentre outros, como será fartamente demonstrado no Curso de Gerenciamento de Facilities.
A importância do Gerenciamento de Facilities se sobressai em momentos de crise econômica, como a que ocorre no país. Sob o ponto de vista da empregabilidade, o mercado de Facilities não se reduz em tempos de crise. Ao contrário, a tendência de redução dos custos operacionais se acentua, e deve ser bem planejada para que não prejudique a qualidade dos serviços nem deprecie as instalações. Estes são os grandes desafios dos gestores e operadores das áreas de Facilities. Os empreendimentos continuam a funcionar e, portanto, as exigências de serviços gerenciados com eficiência e eficácia aumentam.
É fato que atualmente as organizações vivem um cenário de extrema competitividade, exigindo assim a necessidade de promover mudanças, criar e implantar estratégias, metodologias e processos que permitam aprimorar e desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços que dão suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.
Com isso, abre-se um campo de oportunidades de emprego em Facilities, devido a uma grande carência de profissionais capacitados no Brasil. O curso de Gerenciamento de Facilities da AEA Educação Continuada é o mais completo oferecido pelo mercado, seja pelo pioneirismo, seja pela qualidade dos seus professores, que além de sólida formação acadêmica têm vasta experiência profissional sendo conhecidos e reconhecidos em suas áreas de especialidade.
Neste contexto, no curso NOVO Gerenciamento de Facilities mostraremos aos profissionais a importante questão da atualização técnica e tecnológica dos ambientes e de que forma devem avaliar e indicar a implantação de soluções inovadoras, equipamentos e sistemas inteligentes e interligados, adequando as instalações e infraestrutura das edificações aos padrões mais modernos disponíveis, respeitando toda legislação vigente.
Em síntese, no curso NOVO Gerenciamento de Facilities você aprenderá, com diversos profissionais de diferentes especialidades, a gerenciar os serviços que fazem parte da rotina dos empreendimentos, tais como: segurança, sistemas de ar condicionado, elevadores, além de gestão e fiscalização de prestadores de serviços, monitorar resultados, entre outras tarefas de apoio às atividades fim das empresas.
Atualmente, a formação e preparação do profissional é um diferencial a ser considerado nas escolhas das empresas. Além deste aspecto, um profissional capacitado, engajado e motivado terá uma performance superior aos demais, principalmente em momentos de crise.
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O que você vai aprender
Em um cenário de extrema competitividade, que exige mudanças rápidas, o Gerenciamento de Facilities trata da criação e implantação de estratégias, metodologias e processos que permitem desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços, dando suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.
No Curso de Gerenciamento de Facilities, portanto, ensinaremos como avaliar e implantar soluções inovadoras, lançando mão de equipamentos e sistemas inteligentes e interligados, adequando as instalações e infraestrutura das edificações aos padrões mais modernos, sempre em linha com as legislações vigentes, abordando a atualização técnica e tecnológica dos ambientes.
Atualmente, a formação e preparação do profissional é um diferencial a ser considerado nas escolhas das empresas. Além deste aspecto, um profissional capacitado, engajado e motivado terá uma performance superior aos demais, principalmente em momentos de crise.
Como irá se beneficiar
Conseguir bons resultados das equipes internas ou dos prestadores de serviços terceirizados e ainda saber lidar com as expectativas dos usuários. Isso permite realizar os serviços necessários rapidamente, sem interferências negativas.
Desenvolver conhecimento técnico necessário para poder dialogar com prestadores de serviços e ter competência para encontrar soluções rápidas e menos onerosas para a empresa.
Saber selecionar e contratar empresas terceiras conforme as necessidades, levando em consideração a relação custo/benefício, além de entender o que pode ser feito para proteger o patrimônio.
Dispor de informações que permitam adotar os melhores métodos para eliminação de pragas urbanas ou contratar empresas especializadas. Como consequência, evitar problemas em relação a fiscalização, multas e até fechamento de unidades por falta de higiene.
Desenvolver competências de planejamento, implantação, gerenciamento e desenvolvimento de todas as atividades e recursos usados como suporte ao “core business” das organizações empresariais.
Identificar ganhos de produtividade, melhoria da qualidade, organização e atendimento eficaz dos usuários.
Como gerenciar e liderar as equipes de forma a obter o maior rendimento e, ao mesmo tempo, fazer com que o time trabalhe unido, engajado e com resultados de alta performance.
Como implantar, operar e gerenciar estacionamentos corporativos para obter o maior ganho operacional garantindo a segurança dos usuários.
Público Alvo
Todos os profissionais que têm ligação direta ou indireta com os vários serviços da área de facilidades. São gerentes, supervisores e coordenadores de atividades voltadas para a infraestrutura das empresas (Facilities, Serviços, Manutenções e Utilidades) e que atuam em sites corporativos, redes financeiras e de varejo, shopping centers, indústrias, condomínios empresariais e residenciais, supermercados, escolas, hospitais.
Profissionais de outras áreas que desejam desenvolver o conhecimento específico em gerenciamento de facilidades.
Não há pré-requisitos específicos e não é necessário ter formação superior ou em áreas técnicas, pois as equipes são formadas também por técnicos especializados. Importante é que os alunos tenham aproximação e atuação na área, pois, caso contrário, não compreenderá a interligação entre os temas e a complexidade de se trabalhar nas áreas de Facilities.
Duração
80 horas
Modalidade
Presencial e online ao vivo
Abertura
- Facilities/Properties Management, desafios e oportunidades.
Segurança e Saúde do trabalho no gerenciamento de Facilities.
- PGR – Programa de Gerenciamento de Risco Nova NR-01;
- Responsabilidade Civil e Criminal da liderança;
- Percepção de Risco no gerenciamento de facilities;
- Ferramentas de Gestão no dia a dia das operações (Frank Bird, Heinrich e Maslow);
- Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho das empresas prestadoras de serviços.
Liderança para resultados
- Atuação do Gestor;
- Nível de Maturidade das Equipes;
- Liderança Situacional;
- Liderança em Home Office;
- Liderança e Resiliência.
EVTL (Estudo de viabilidade técnica legal) e gestão documental
- Elaboração do estudo de viabilidade, principais pontos levantados sobre os imóveis;
- Identificação de GAP’s documentais nas unidades de negócio;
- Gestão de documentos emitidos;
- Renovação de licenças;
- Contratação de fornecedores para licenciamentos;
- Os seguros dos prestadores de serviços nos empreendimentos.
Equipes de alta performance
- Conceito e técnicas para formação de Equipes de Alta Performance;
- Liderança de Alta Performance e seus maiores desafios;
- Gestão do Desempenho – O foco no desempenho pessoal e de equipe como rotina do gestor;
- Feedback como ferramenta de desenvolvimento profissional;
- Relações Interpessoais no Trabalho;
- Conflitos Produtivos.
Gestão de estacionamentos
- Cuidados na contratação do operador;
- Medição dos serviços;
- Equipamentos e instalações;
- Cuidados operacionais.
Finanças aplicadas ao gerenciamento de facilidades
- Atividades típicas que exigem conhecimentos básicos de finanças;
- Maximização do retorno para os proprietários/alta direção;
- Despesas diretas e indiretas;
- Como apresentar um projeto sob o ponto de vista financeiro.
Eficiência energética
- Planejamento do suprimento de energia;
- Gestão de contratos de energia no mercado livre;
- Eficiência Energética.
Gerenciamento de layout
- Novos conceitos e impactos nas instalações;
- Necessidades de novos layouts;
- Fases de uma nova implantação;
- Recursos operacionais para a organização e gerenciamento de uma variação de lay out;
- Razões para o sucesso e riscos – o papel do facility manager.
Instalações Prediais e Ambientes Críticos
- A importância das instalações prediais em edificações de alto desempenho;
- Definições e conceitos essenciais sobre manutenção e operação das instalações das edificações;
- Principais Sistemas Prediais;
- Ambientes de Missão Crítica.
Gestão da manutenção predial
- Conceituação;
- Normatização pertinente;
- Conceitos de vida útil;
- Conceitos Básicos de Planejamento;
- Manutenção – Tipologia e Conceituação;
- Elaboração de Planos de Manutenção;
- Métricas para a Manutenção Predial;
- Gestão Informatizada;
- Apresentação de Resultados;
- IoT (Internet of Things) aplicado à gestão predial.
Indicadores de desempenho (KPI e SLA)
- Como determinar ferramentas para monitorar o padrão dos serviços;
- Utilização eficiente e eficaz dos indicadores na área de facilidades;
- A avaliação dos resultados, penalizações e bonificações.
Certificação Well e LEED Zero
- O que são o LEED Zero e a certificação WELL, e o que eles significam para a indústria da construção civil;
- Estudos de caso – Primeiros edifícios LEED Zero no mundo e no Brasil;
- Estudos de caso – Primeiros edifícios WELL no Brasil;
- Como vencer a barreira do custo e tornar economicamente viável esses conceitos;
- Quais são os benefícios e como comunicar a proposta de valor para os clientes;
- Como transformar essas duas novidades em vantagem competitiva.
Terceirizações e contratações de serviços
- Vantagens da terceirização;
- Modalidades de contratação na área de gerenciamento de facilidades;
- Cuidados na hora de contratar.
Gestão de riscos corporativos em Facility
- Contexto da Gestão de Riscos Corporativos – Brasil e Mundo e o Facility;
- A Importância de gerenciar riscos de Facility – Antecipação;
- Processo de Governança das Três Linhas de Defesa;
- Framework de Gestão de Riscos em Facility;
- Aplicação de Casos Brasileiros e Internacionais.
IoT – Internet das coisas
- Introdução a Internet das Coisas
- O Papel das Tecnologias IoT na aceleração da Transformação DIgital
- Inteligência Artificial e Big Data
- Componentes de Hardware e Software
- Introdução a Redes e Protocolos de Comunicação
- Na prática: Algumas aplicações e resultados
Pragas urbanas
- Controles;
- Tecnologias e produtos;
- Impactos nas edificações e instalações.
Limpeza institucional
- Objetivo da limpeza;
- Como medir a eficiência da limpeza;
- Limpeza de carpetes – atenções especiais e estratégias ao longo do tempo;
- Sustentabilidade X processos certificados de limpeza;
- Melhores práticas.
Gerenciamento de seguros
- Identificação e análise de riscos;
- Quais os principais seguros a serem formalizados para os diversos empreendimentos;
- Quais as melhores e mais eficientes coberturas;
- Cuidados e atenções na estípula das apólices;
- Os seguros dos prestadores de serviços nos empreendimentos.
Normalização – A Série ISO 41.000, Facility Management
- Visão geral das normas atuais e o futuro da série 41k (ISO 41001, 41011, 41012, 41013…41014);
- Vocabulário, escopo e conceitos chaves do FM;
- Processo de fornecimento e acordos em FM;
- Medição de desempenho da prestação de serviços;
- Sistemas de gestão de FM (organização, operação, melhoria e auditoria);
- A estratégia de FM (entendendo e desenvolvendo);
- Gerenciando o desempenho e melhorando o resultado.
Importante:
O plano de aula está sujeito a variação em razão da agenda dos professores.
Na impossibilidade de comparecimento do professor nos reservamos o direito de substitui-lo por outro profissional com a mesma capacidade técnica e didática
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Coordenador Prof. Esp. Lamberto Grinover
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Prof. André Trujillo
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Prof. Bruno Zapelli Bezerra
Formado em Tecnologia em Automação Industrial, graduação em Engenharia de Energia na Universidade Federal do ABC;
Dedicou sua carreira a projetos, principalmente nas áreas de gestão e controle de sistemas HVAC em clientes finais como: Hospital Albert Einstein, Rede D’or São Luiz, redes bancárias entre outros;
Forte contribuição no desenvolvimento do projeto da Rede D’or Hospital São Luiz – Anália Franco premiada na categoria de Eficiência Energética do 2020 Climate Challenge. -
Prof. Carlos Alberto Schoeps
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Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano
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Prof. Dr. Haroldo Luiz Nogueira da Silva
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Prof. Edison Pires de Lima
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Prof. Esp. Alex Martins
Possui 18 anos de experiência em Real Estate & Property / Facility Management com foco em Condomínios Logísticos e Centros de Distribuição, edifícios corporativos AAA e shopping centers com foco em gestão de ativos imobiliários.
Atuou em empresas do porte da HSI, Innova, GLP, JLL e Microsoft prevalentemente nas áreas: elaboração/controle do budget operacional e de investimentos (Opex & Capex); custos operacionais competitivos, redução de custos de ocupação e Orçamento Base Zero; controle e atualização da documentação legal, ambiental, seguros e garantias, licenças, AVCBs, seguros, IPTUs; start-up operacional; comissionamento/recebimento de ativos imobiliários; garantias e facilities, com níveis de serviços (SLA) e indicadores de desempenho (KPI/BSC).
Atualmente é Gerente de Property Management na Brookfield Properties. -
Prof. Esp. Flavio Nakashima
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Prof. Esp. Luiz Eduardo Neves Loureiro
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Prof. Esp. Randy Baldresca
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Prof. Márcio Zapeline Orofino
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Prof. Me. Ricardo Crepaldi
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Prof. Paulo Henrique Bueno
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Prof. Peter Edelstein
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Profa. Carolina Ribeiro
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Profa. Esp. Ana Paula Ribas d’Avila Altman
Há 10 anos é responsável pela prospecção comercial e desenvolvimento de negócios na Estapar, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, colaborando com um crescimento exponencial da empresa, com quase 1000 estacionamentos em território nacional. -
Profa. Esp. Sanrlei Polini
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Profa. Ma. Ana Maria Florentino de Macedo
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Profa. Priscila de Souza
Condições de Pagamento
À vista no cartão de crédito ou boleto bancário;
Em até 4 vezes sem juros no cartão de crédito ou boleto bancário.
Datas e horários
1, 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31/ago,
5, 12, 14, 19, 21, 25 e 28/set,
3, 5 e 10/out
(3as e 5as feiras, das 18h30 às 22h30)
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes até 24 horas da data de início de cada aula);
Certificado de Participação Digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso).
Informações gerais
O programa tem duração de 80 horas online ao vivo pela internet em 20 módulos de 4 horas cada.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Gravação e compartilhamento do conteúdo
Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.
Depoimentos
“Recomendo a todos os profissionais da área que participem do curso Gerenciamento de Facilities da AEA Educação Continuada. Valeu o investimento.”
Maria Cláudia Oliveira
“Já tive a oportunidade de participar de alguns cursos sobre Facilities, mas o curso de Gerenciamento de Facilities da AEA me surpreendeu pela organização, atualidade dos temas, e o alto nível de conhecimento dos instrutores.”
José Luiz Azevedo
“O curso de Gerenciamento de Facilities nos da a oportunidade de podermos avançar em questões que são de nosso dia a dia e com a expertise dos docentes, se torna uma oportunidade ímpar de podermos alavancar e materializar todo este conteúdo que nos foi apresentado, com situações muito comuns a nós Facilities. Porém, com o conhecimento de pessoas que operam na área, nos traz ganhos fantásticos como profissionais e naturalmente iremos aplicá-los em nossos locais de trabalho, para os nossos clientes internos e externos, trazendo eficiência e eficácia aos negócios.”
Ivan Canuto