Curso de Desempenho das Edificações – Projeto, Construção e Manutenção
Introdução

O desempenho das edificações deve ser tratado desde a fase de projeto até a fase de uso, operação e manutenção das edificações. A seleção de produtos, de sistemas construtivos e de soluções ou alternativas tecnológicas deve estar presente em todas as fases de produção das edificações, principalmente nas fases iniciais, de planejamento e projeto.
Na presente abordagem pretende-se tratar: os conceitos de desempenho e as formas de avaliação técnica; as questões relativas à durabilidade, que caracteriza o desempenho ao longo do tempo, sob responsabilidade de todos os intervenientes no processo construtivo, do projeto ao uso e manutenção da edificação; a importância da adoção do conceito de desempenho no projeto; a importância do controle da qualidade na fase de execução e falhas que podem surgir; a orientação aos usuários para a manutenção ao longo da vida útil da edificação.
Além dos aspectos mencionados, serão apresentadas e discutidas algumas modificações relevantes, introduzidas na recente revisão da ABNT NBR 15575, principalmente quanto a aspectos de desempenho térmico e acústico. Do ponto de vista da segurança ao fogo, há a necessidade de incorporação e alinhamento com diversas normas técnicas que surgiram após a publicação da referida norma em 2013.
Como material bibliográfico, as apresentações, na forma virtual, devem ser apoiadas na ABNT NBR 15575, arquivos disponíveis no site da CBIC e no site do PBQP, em particular do SINAT, arquivos PDF e, principalmente, no livro Desempenho das Edificações: projeto, construção e manutenção, de Oliveira, Luciana Alves de, Melhado, Silvio Burratino e Mitidieri Filho, Cláudio Vicente, Rio de Janeiro, LTC, 2023.
O minicurso será ministrado pelos professores doutores Cláudio Mitidieri, Luciana Oliveira e Silvio Melhado, todos com reconhecida experiência na área.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
Aprenda sobre desempenho das edificações, conceito a ser inserido em todas as fases de produção das edificações, do projeto à fase de uso, operação e manutenção, considerando aspectos de durabilidade, habitabilidade e segurança.
COMO IRÁ SE BENEFICIAR
Adquirindo mais conhecimentos e atualizando-se sobre desempenho das edificações, com possibilidade de interação online com docentes especialistas nos temas.
PÚBLICO ALVO
Engenheiros, arquitetos, tecnólogos e profissionais atuantes na área de desempenho das edificações e das habitações.
DURAÇÃO
14 horas
MODALIDADE
Online ao vivo
Desempenho das edificações e aspectos de durabilidade
Conceitos de desempenho e avaliação de desempenho; aplicabilidade a edificações habitacionais; durabilidade e vida útil; evolução na revisão da NBR 15.575 e lacunas.
Interface entre Projeto e Desempenho
Abordagem do conceito de desempenho nas diversas fases de desenvolvimento e de gestão do processo de projeto, considerando a necessidade de verificação dos requisitos em modelos e simulação.
Seleção tecnológica, interface com a qualidade da execução das obras e interface com a manutenção
Seleção tecnológica desde a fase de projeto das edificações, requisitos a considerar, a importância do controle da qualidade da execução das obras para manutenção do desempenho, considerando a qualidade dos materiais empregados e a qualidade da execução propriamente dita, e a interface entre desempenho e a fase de uso, operação e manutenção das edificações, considerando as interfaces com os usuários.
-
Prof. Dr. Cláudio Vicente Mitidieri FilhoEngenheiro civil, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador sênior no Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos, na área de Habitação e Edificações (HE) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Docente e coordenador da área de Concentração em Tecnologia de Construção de Edifícios no Mestrado Profissional em Habitação do IPT. Atua nas áreas de Construção Civil, com ênfase em Processos e Sistemas Construtivos, Avaliação de Desempenho de Sistemas Construtivos, Desempenho de Edificações Habitacionais e Qualidade na Construção de Edifícios. É membro do Comitê Editorial da Revista Concreto e Construções, do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).
-
Prof. Dr. Silvio MelhadoEngenheiro civil, mestre e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Concluiu pós-doutorados na Université Pierre Mendès France, na França; na Université du Québec, no Canadá; e na Loughborough University, na Inglaterra. É professor sênior do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli-USP, professor convidado da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE) e Professeur Agrégé da École de Technologie Supérieure (ETS-Montréal), no Canadá. Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade, Inovação na Construção Civil, Building Information Modelling (BIM), Sustentabilidade e Desempenho, Gestão de Empresas de Projeto, Sistemas de Gestão e Certificação de Sistemas. É coordenador da Comissão Internacional Architectural Design and Management (W96), do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB).
-
Profa. Dra. Luciana Alves de OliveiraEngenheira civil pelo Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio de doutorado no exterior, na Université de technologie de Compiègne (UTC), na França. Pesquisadora visitante na Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB à Grenoble), na França. Pesquisadora no Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos, na área de Habitação e Edificações (HE) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Atua principalmente nas áreas de Processos Construtivos, Fachadas Pré-fabricadas, Diagnóstico de Patologias, Avaliação de Desempenho de Sistemas Construtivos, Implementação da Qualidade, Gestão do Processo de Projeto, Reabilitação e Renovação de Edifícios, Sustentabilidade e Durabilidade das Construções.
O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).
Informações gerais
O programa tem duração de 14 horas, distribuídas em 4 dias, em períodos de 3,5 horas cada.
O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.
Caso não consiga participar integralmente do evento ao vivo, será possível acessar à gravação, em nossa plataforma, durante todo o período de realização do curso, + 1 semana.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Gravação e compartilhamento do conteúdo
Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

